Projeto do Butantan: Isolamento Inteligente começará a funcionar quinta-feira (3) em Taquaritinga (SP)

Compartilhe esta notícia:

Na próxima quinta-feira (3) o projeto intitulado “Isolamento Inteligente”, criado pelo Instituto Butantan e apresentado neste sábado (29), começará a funcionar em Taquaritinga. A apresentação foi realizada no Lions Clube, pela manhã.

Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

O consultor do Instituto, Ricardo Haddad, fez a apresentação do projeto, falou um pouco sobre o projeto, sobre o aplicativo e respondeu as dúvidas das pessoas que estavam presentes no local.

O projeto tem como objetivo mapear a transmissão local da Covid-19 por meio da testagem para detecção do novo coronavírus, estabelecimento de contact tracing (rastreamento de casos positivos) e aplicação de uma estratégia de combate à pandemia a partir do isolamento de quem estiver com diagnóstico confirmado de Covid-19. O nome do projeto foi escolhido pela equipe de Marketing do Butantan.

Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

O Butantan vai realizar um inquérito e dividirá o município em 11 regiões, denominadas clusters. Em cada cluster, haverá o sorteio de 26 residências que serão visitadas por dois agentes de saúde. Todos os moradores, sem limite de idade, poderão realizar o teste rápido de antígeno RT-PCR para detectar a presença do coronavírus. A cada 15 dias, um novo sorteio será realizado e novas casas serão selecionadas em cada cluster, em uma rotina que se repetirá por três meses.

Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

O sorteio será feito pelo Butantan, que coordena o projeto, mas a execução será feita pela prefeitura e 100% dos habitantes das casas serão testados. “Estimamos que a casa tenha em média três habitantes. Não há limite de idade é um teste superficial da narina, que sai em 15 minutos o resultado”, explicou o consultor.

“Tudo é anônimo pelo aplicativo. Ele foi criado com base nas leis LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados e vocês precisam nos ajudar a fazer com que as pessoas entendam que isso é para o bem”, declarou Ricardo.

Haddad explicou que “quanto mais rápido tivermos o resultado dos exames, mais rápido as pessoas que testarem positivo serão isoladas, então teremos menos contágio”.

Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

O consultor do Instituto alertou a população e disse “se você não teve sintomas, mas teve contato com alguém que testou positivo, procure um local que esteja fazendo o exame e faça o exame. O resultado será enviado pelo app”.

Ele aproveitou a oportunidade para esclarecer que “o aplicativo não será obrigatório, então, temos que convencer as pessoas a utilizar e não obrigá-las”.

Compartilhe esta notícia: